A nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada na noite da última quarta-feira, 25, revelou um crescimento histórico no consumo de jogos digitais no país. Em 2025, 82,8% dos brasileiros afirmaram jogar algum tipo de game digital, representando um aumento de 8,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior e o maior índice já registrado desde o início do estudo, há 12 anos.
O relatório, realizado pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, ouviu 6.282 pessoas de todas as regiões do país entre janeiro e fevereiro de 2025. Segundo o levantamento, os jogos digitais se consolidaram de vez como forma de lazer: 88,8% dos entrevistados afirmam que os games estão entre suas principais fontes de entretenimento, e 80,1% os consideram sua forma favorita de diversão.
Leia também:
- PGB 2025 revela que GTA VI é o jogo mais aguardado pelos brasileiros em 2025
- PGB 2025 revela que mulheres são maioria entre jogadores brasileiros
- Popularidade dos jogos de sorte cresce no Brasil: 38,2% dos jogadores já apostaram

Fatores econômicos impulsionam o crescimento
Entre os motivos apontados para esse crescimento, estão a melhora no poder aquisitivo da população brasileira e a redução da taxa de desemprego. Esses fatores contribuíram para um aumento no acesso a computadores, serviços de assinatura e jogos pagos. Segundo os organizadores da pesquisa, as vendas de computadores também cresceram em 2024, o que facilitou o acesso a experiências mais completas e diversificadas.
“Com uma melhora do poder aquisitivo dos jogadores, notamos que os jogos ocupam agora um espaço maior na rotina dos brasileiros, impulsionado por compras de hardware, software, assinaturas, microtransações e investimentos, ampliando assim a experiência além dos jogos”, afirma Carlos Silva, CEO da Go Gamers.
Geração Millennial lidera, mas recortes por geração ganham força
Uma das novidades da edição 2025 da PGB é o recorte geracional mais aprofundado, que permite analisar as diferenças de comportamento entre Geração Z, Millennials, Geração X, Boomers e Geração Alpha. A pesquisa apontou que a maior parte do público gamer está entre 30 e 44 anos — a chamada Geração Millennial —, representando 49,4% da amostragem.
Essa nova abordagem também busca entender como cada geração interage com os jogos, quais são suas preferências de plataforma e o papel que os games desempenham em seu cotidiano.
A PGB 2025 já está disponível
A nova edição completa da Pesquisa Game Brasil pode ser acessada gratuitamente no site oficial. A pesquisa é referência no mercado de jogos e comportamento digital desde 2013 e analisa o público gamer tanto no Brasil quanto em países da América Latina.