PBG 2025 Notícias

PGB 2025 revela que mulheres são maioria entre jogadores brasileiros

A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2025, divulgada na última quarta-feira, 25, confirma uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos: as mulheres representam a maioria dos jogadores de jogos digitais no Brasil. De acordo com o novo levantamento, 53,2% do público consumidor de games no país se identifica como feminino, marcando um crescimento de 2,3 pontos percentuais em relação à edição anterior.

PBG 2025
Imagem: Divulgação

Esse dado reforça a presença ativa e crescente das mulheres no universo gamer, não apenas como jogadoras ocasionais, mas como parte fundamental do mercado. A liderança feminina no setor também impacta diretamente as preferências por plataformas e formatos de jogos.

Smartphone segue como plataforma favorita entre jogadoras

Segundo o levantamento, o smartphone continua sendo a plataforma mais utilizada pelas mulheres, com 48,4% delas optando pelos jogos mobile, contra 32,2% dos homens. Apesar de uma leve queda na preferência geral pelos smartphones (40,8% no total, queda de 8 pontos percentuais em relação a 2024), essa ainda é a principal porta de entrada para novos públicos no mundo dos games.

Por outro lado, os homens continuam sendo maioria entre aqueles que se consideram “gamers”, e lideram o uso de plataformas como o computador (36,1%). Já o uso de consoles cresceu, atingindo 24,7% de preferência entre os entrevistados, número impulsionado pela Geração Alpha, que já tem no console sua plataforma principal.

PBG 2025
Imagem: Divulgação

Diversidade moldando o futuro dos games

O aumento da participação feminina mostra que o mercado de jogos está se tornando mais inclusivo e plural. Essa transformação exige que desenvolvedores e marcas estejam atentos a narrativas, experiências e representações mais diversas, que dialoguem com o público real que consome os jogos no Brasil.

“A melhora no poder aquisitivo e o avanço tecnológico permitem que diferentes perfis sociais e demográficos tenham acesso aos games, o que amplia o alcance e a diversidade do setor”, destaca Carlos Silva, CEO da Go Gamers, empresa responsável pela realização da pesquisa em parceria com o SX Group, Blend New Research e ESPM.

Relatório completo disponível

A nova edição completa da Pesquisa Game Brasil pode ser acessada gratuitamente no site oficial. A pesquisa é referência no mercado de jogos e comportamento digital desde 2013 e analisa o público gamer tanto no Brasil quanto em países da América Latina.