SaGa Frontier 2 Remastered é um remaster, juro para vocês, de um título lançado para o glorioso PlayStation 1 em 1999. Desenvolvido pela Square Enix junto da Bullets, e publicado pela Square Enix, o título nos convida a acompanhar as peripécias e aventuras de dois protagonistas que não poderiam ser mais diferentes, mas que acabam tendo muito em comum.
E aí, será que vale a pena jogar de novo? É o que veremos agora, em mais uma análise supimpa do Pizza Fria.
Um clássico, revisitado
Está se tornando um evento canônico, leitores e leitoras. Após mais de vinte anos corridos e cansados, mais um jogo de minha bem querida e aventurada série SaGa acaba de ganhar um tratamento de beleza para deixá-lo dentro de nossos padrões e gostos modernos. Afinal muita coisa mudou desde lá até agora, não é mesmo? E não falo apenas de minha força nos joelhos.
Chegando após o agradável Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven, SaGa Frontier 2 Remastered entra em cena cheio de promessas de melhorias, evoluções, conteúdos antes disponibilizados apenas no lançamento japonês e muitas, muitas outras coisas capazes de colocar um belo sorriso no rosto cansado de todos os fãs do original.
Promissor, não é mesmo? De fato, gente bonita, as remasterizações de títulos da franquia andaram me agradando bastante ao longo dos anos, e devo admitir que fiquei em igual medida surpreso e contente ao ver o código dessa belezinha se materializando atrás de minha geladeira, como se num passe de mágica. Que loucura, não é mesmo? Mas, chega de devaneios! Vamos ao que realmente interessa.

História
Seguindo a tradição, a narrativa de SaGa Frontier 2 Remastered gira em torno de diferentes personagens que, após muitos encontros e desencontros, acabam se encontrando e lutando contra um mal muito, muito maior. Em nosso jogo de hoje, nossos heróis são o revoltado nobre exilado Gustave e o gente boa e esforçado escavador Will Knights.
Por um lado, temos um herdeiro que é ostracizado por não poder usar magias e, para compensar, acaba criando uma personalidade difícil e uma habilidade considerável com armas brancas. Do outro, temos um carinha que só quer descobrir mais sobre suas origens, explorar o mundo e escavar algumas coisas maneiras em ruínas antigas.
Conforme SaGa Frontier 2 Remastered vai se desenrolando, vamos acompanhando eventos das vidas desses caras desde sua juventude até o eventual ponto de união. É bem legal de se ver, e as novas adições feitas nessa versão deixam a trama bem mais coesa e fácil de entender. O único problema, que sigo me incomodando até hoje, é que certos eventos são apenas expositivos e muito curtinhos. Por isso, acabamos precisando esperar um carregamento enjoado para pouca ação. Talvez juntar diversos eventos menores em alguns mais encorpados fosse melhor.
De todo modo, fãs da franquia e de boas histórias de JRPG terão mais do que o suficiente para aproveitar aqui. SaGa Frontier 2 Remastered segue bastante a tradição da série, e sua narrativa descentralizada focada em momentos específicos da vida de cada boneco serve para nos manter sempre vendo algo novo e, de quebra, ter a experiência de ir costurando e conectando a trama maior por nós mesmos.

Jogabilidade
Assim como seus predecessores, SaGa Frontier 2 Remastered é um JRPG no qual controlamos um dos dois protagonistas enquanto exploramos mapas pequenos, e contidos, em busca de seja lá qual for o objetivo de nossos bonecos naquele momento. Nesse meio tempo, entramos em batalhas, pegamos itens e aprendemos novas habilidades.
O esquema segue, mais ou menos, o que já conhecemos da franquia SaGa. No caso, nossos personagens não se tornam mais fortes da maneira tradicional, ao ganhar XP depois das tretas, mas através do uso constante de habilidades, armas, do dano que levamos e por aí vai. Esse continua sendo um esquema bem legal que, além de servir como diferencial, permite uma boa customização de times e builds.
Os combates em SaGa Frontier 2 Remastered podem ser tanto em times quanto no mano a mano, através de duelos. No primeiro caso, seguimos o bom e velho modelo de turnos. No segundo, cada personagem seleciona uma quantidade de ações que, a depender, podem ser combinadas para executar golpes ainda mais fortes. Saber quando enfrentar perigos em time ou sozinho é bem importante, visto que quem não luta não aprende. Ah, e agora também podemos transferir parâmetros entre personagens, amenizando um pouco o problema.
A versão remasterizada torna toda essa faceta da experiência mais rápida e dinâmica através da adição de refinamentos no combate, modos de velocidade, chefes, inimigos e muito mais. São mudanças que, inicialmente, não parecem muito mas que, ao longo do tempo, realmente tornam a jogatina bem mais leve, rápida e precisa. O que é bom, visto que o jogo se torna bem arrastado em alguns momentos. Principalmente quando ficamos perdidos sem saber o que ir, ou como ativar determinados eventos.

Essa sensação de ficar perdido é bem presente durante alguns eventos de SaGa Frontier 2 Remastered, principalmente naqueles onde precisamos encontrar determinados personagens. Ainda que seja algo presente desde o original, admito que não acharia ruim alguma melhoria nesse sentido para que a frustração fosse um pouco aplacada.
Por fim, ainda nesse lance de coisas para fazer e acontecer, devo fazer uma menção honrosa ao minigame de escavação. Durante nossas andanças, vamos encontrando pessoas e monstrinhos que podemos colocar para escavar por uma duração específica de tempo do mundo real, com cada expedição dando itens que podemos usar ou vender. Isso era algo exclusivo do Japão, antigamente, que chega como novidade para nós.
Eu fiquei bem satisfeito com as melhorias que fizeram na jogabilidade de SaGa Frontier 2 Remastered, tanto em qualidade de vida quanto nas novidades que foram implementadas. Ainda que o jogo tenha seus momentos, acredito que o que temos aqui serviu para deixar tudo bem mais refinado e mais atraente para as novas gerações de jogadores.

Sons e Visuais
SaGa Frontier 2 Remastered conta com visuais lindos, com cenários e sprites que lembram muito pinturas de aquarela.Eles já eram bem impressionantes no original, mas os aprimoramentos e aumentos na resolução do jogo realmente conseguiram deixar o que já era vistoso ainda mais agradável aos olhos. É um dos pontos altos do jogo, e muito responsável por o tornar memorável.
A trilha sonora também é legal, mantendo o padrão de qualidade da série sem inovar demais. Assim como no departmento visual, as melhorias aplicadas deixaram tudo mais límpido e agradável aos ouvidos. Pena que ficamos sem legenda.

Vale a pena jogar SaGa Frontier 2 Remastered ?
SaGa Frontier 2 Remastered, leitores e leitoras que simplesmente não podemos deixar de admirar, chegou com a proposta de modernizar um clássico. Indo além até, eu diria, das aspirações de simplesmente colocá-lo nos consoles mais atuais com uma cara um pouco mais bonita e uma chance menor de termos bugs e outras coisinhas mais por conta da resolução.
Eu curti bastante o que fizeram com o título, principalmente no departamento de jogabilidade. As novas adições e melhorias realmente conseguiram elevar o jogo, colocando todo seu potencial em ação. Além disso, o título original já era bem divertido, e se tornou ainda mais depois dessas novidades. Contudo, ainda senti que ele é agarrado e confuso em alguns momentos, e realmente poderia ter contado com nossa legenda em português.
Dito isto, ainda estou feliz por termos recebido SaGa Frontier 2 Remastered em nossa linha temporal. A franquia possui uma penca de jogos de qualidade, e realmente é bom ver que eles estão sendo revividos e relembrados, além de aprimorados, conforme possível. Para os fãs da saga (viram a piadinha?), é uma pedida obrigatória. E para os apreciadores de JRPG, acredito que o título tenha muito conteúdo para agradar sem precisar fazer muito esforço.
SaGa Frontier 2 Remastered já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, PC, via Steam, iOS e Android.
*Review feita em um Nintendo Switch, com código fornecido pela Square Enix.
SaGa Frontier 2 Remastered
BRL 159,90Prós
- Cheio de melhorias e novidades
- Lindo de se ver
- Modo de escavação dando as caras pela primeira vez
- Novos eventos e narrativas ajudam a expandir ainda mais a história
- Modernização das interfaces deixa o jogo bem mais fácil de se entender
Contras
- Pode ser meio confuso em alguns momentos, principalmente em eventos em que precisamos achar coisas e pessoas
- Alguns eventos são curtos demais, quebrando o ritmo do jogo
- Faltou legenda em português