ALL WILL FALL Análises Destaque PC

All Will Fall | Preview

O mundo não anda bem das pernas, certo? E All Will Fall é quase que uma reflexão do que poderemos viver, caso a situação ambiental continue sendo negligenciada. O game da All Parts Connected, lançado hoje para PC via Steam em Acesso Antecipado, traz uma experiência bem diferente, mesclando os gêneros de jogos de construção e sobrevivência de uma maneira bem única. Com mecânicas inovadoras, onde tudo realmente vai cair, e uma ambientação em meio a uma comunidade ilhada pelo mar, o jogo nos convida a liderar os últimos sobreviventes da humanidade em um cenário de decadência e esperança.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, falando sobre o que esperar desta diferente proposta de jogo de construção, gestão de recursos e sobrevivência. Confira esta preview exclusiva do Pizza Fria!

Tudo vai cair, mesmo!

O conceito central de All Will Fall é simplesmente fascinante: construir uma cidade vertical em um mundo dominado por oceanos, em um mundo onde a terra já não é mais vista. Assim, com esse pano de fundo, cria-se então uma narrativa imersiva, que me lembrou muito Frostpunk, pelas decisões que devemos tomar durante o desenrolar das coisas. O que senti é que All Will Fall nos cria um senso de urgência e propósito, enquanto temos uma tarefa complexa de liderar um grupo de sobreviventes em busca de segurança e prosperidade, em um mundo sem esperanças.

A ideia de tudo cair consiste na resistência dos materiais utilizados para se criar caminhos e estruturas, por isso o nome do jogo é, traduzindo, “Tudo vai cair”. Assim, ele traz uma ideia de um “Jenga com vidas humanas em jogo” é uma metáfora poderosa que traduz a tensão e a estratégia envolvidas na construção de cada estrutura. Assim, All Will Fall traz mais um desafio, que são as marés, que sobem e descem, causando problemas nas estruturas e, enfim, coloca todos em risco.

all will fall preview
Tudo vai cair, mesmo! (Imagem: Divulgação)

De uma forma imersiva, embora os gráficos não sejam realistas, o que não faz diferença alguma, a estética do jogo complementa perfeitamente essa atmosfera, com o mar tendo toda uma atenção especial em suas animações. Além disso, a cidade, com suas estruturas improvisadas e materiais reciclados, demonstra o estado de sobrevivência da humanidade em meio a essas adversidades. Embora o jogo ainda não esteja perfeito, é possível perceber que a direção artística traz todo um charme para a proposta, nos levando para um mundo devastado, mas repleto de potencial. Neste ponto, All Will Fall manda bem!

Jogabilidade é um diferencial interessante…

A mecânica de construção baseada em física pode ser considerada o coração do jogo, oferecendo uma proposta bem diferente do que estamos habituados. Construir estruturas verticais enquanto lida com problemas como gravidade, estabilidade e tempestades oceânicas, como citei antes, exige planejamento e criatividade. E o jogo deixa tudo isso bem explícito para nós, com as estruturas tendo até mudanças visuais. O sistema de simulação permite explorar diferentes soluções para problemas, incentivando o jogador a experimentar. Caso você construa algo que não se sustentará, o jogo nos permite desfazer, nos dando a chance de entender mais a dinâmica.

Além disso, para quem gosta de desafios, encontrar o equilíbrio entre estética e funcionalidade é extremamente satisfatório, e o jogo nos permite customizar a estética de alguns dos edifícios. Muito legal! O gerenciamento de sobreviventes, por sua vez, adiciona toda uma camada estratégica. Com três grupos distintos – Engenheiros, Marinheiros e Trabalhadores – cada decisão importa. Distribuir tarefas, atender às demandas de cada grupo e lidar com crises internas cria um dinamismo interessante e mantém o jogador engajado. Lembra quando falei de Frostpunk? Então, é bem parecido, inclusive nas tomadas de decisões. Eu explico…

all will fall preview
A tomada de decisões é uma parte interessante, mas poderia ter mais impactos na jogabilidade. (Imagem: Divulgação)

A cada nova tentativa de construir sua cidade, All Will Fall apresenta desafios diferentes. A variedade de eventos aleatórios, como tempestades, misteriosas aparições no oceano e crises políticas, mantém a experiência fresca e imprevisível. Essa rejogabilidade é um ponto forte, nos permitindo aprender com os erros passados e aperfeiçoarem as estratégias em outras partidas, o que é muito interessante.

…mas precisa de algumas melhorias

No entanto, nem tudo são flores. A parte da construção do jogo tem que melhorar um pouco. Em diversos momentos, é difícil você conseguir conectar as construções, algo que poderia ser mais prático e intuitivo. Porém, quando você coloca o mouse para se conectar a outra estrutura, geralmente acontece dela ser construída abaixo, o que é meio chato. É claro, também tem um pouco de prática no meio disso. Mas, ainda assim, acho que esse aspecto poderia ser revisto pelos desenvolvedores.

Além disso, a interface de gerenciamento poderia ser um pouco mais intuitiva. Além disso, algumas das decisões narrativas, embora interessantes, poderiam ter consequências mais profundas para aumentar o impacto emocional. Sobre a parte gráfica, alguns glitches também podem ser ajeitados. Ou seja, o que vi em All Will Fall até então demonstra um bom futuro, embora a curva de aprendizado seja um bocadinho complexa, sendo talvez isso um “charme” do jogo. Particularmente, acho que isso faz parte. Se fosse fácil demais, a proposta não colaria tanto.

all will fall preview
Sua comunidade vai crescer absurdamente caso você faça tudo certo. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de All Will Fall?

Esta versão em Acesso Antecipado demonstrou que All Will Fall é um jogo com potencial. Ele combina criatividade, estratégia e narrativa em uma experiência desafiadora e envolvente, trazendo algo bem particular. Sua mecânica de construção baseada em física e a gestão de sobreviventes criam uma jogabilidade diferenciada, capaz de conquistar fãs de jogos de sobrevivência e construção. Apesar de algumas limitações técnicas e narrativas demonstradas acima, o jogo entrega uma experiência sólida e memorável, que nos recompensa pela dedicação e habilidade. Aliás, vale ressaltar que o ritmo do jogo é bem lento. Portanto, você irá precisar de paciência.

Por fim, para quem busca um título criativo e desafiador no gênero de sobrevivência, gestão de recursos e construção, All Will Fall parece ser uma ótima escolha, sendo também um jogo acessível, rodando em PCs mais simples sem muitos problemas.

*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela tinyBuild.